Em Ijuí/Rs, produtores e caminhoneiros se unem e paralisam saída e entrada de plataforma da Petrobras na cidade

Publicado em 27/02/2015 16:48
Em Ijuí/RS, população se une a produtores rurais e caminhoneiros para bloquear entrada da plataforma de distribuição de combustíveis da Petrobras no município. Região sofre com frangos e suínos morrendo nas granjas e muitos litros de leite sendo desperdiçados diariamente.

Na cidade de Ijuí (RS), a população e os produtores rurais se uniram aos caminhoneiros para bloquear entrada que liga a plataforma de distribuição de combustíveis da Petrobrás no município. A emissora de rádio local convocou a população para apoiar a greve e o exercito mais os batalhões de operações especiais já foram acionados para realizar a desocupação 

“Na segunda e terça-feira, os caminhoneiros juntamente com os produtores rurais bloquearam a BR 285, na quarta-feira a polícia determinou que deveriam liberar a pista, então a estratégia foi ocupar outras estradas e a refinaria da cidade”, explicou Ércio Luiz Eickoff, presidente do sindicato rural de Ijuí.

Segundo Eickoff, os produtores da região – uma das maiores bacias leiteiras do país - não tem mais seu leite retirado das propriedades por conta da greve. “A indústria também não recebe mais o leite, não consegue industrializar, não recebe matéria prima, não consegue mandar o leite para fora. E nos outros setores está começando a parar também, só não parou mais porque não estamos na colheita da safra de soja ainda”, declara.

Além disso, o setor de proteína animal também foi afetado com a greve, e muitos animais começam a morrer nas fazendas. Para o presidente do sindicato, o protesto deve continuar nos próximos dias, já que não há nenhuma sinalização por parte do governo com propostas que beneficiem diretamente nos custos de produção dos caminhoneiros e dos produtores rurais. “Quem criou todo esse problema foi o governo federal, através do combustível, esse é o problema maior que nos temos aqui. E se o governo não tomar uma atitude de baixar o preço do combustível à greve vai criar força e o povo será cada vez mais a favor”, afirma Eickoff.

Por: Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado