EXCLUSIVO: Aprosoja alerta para a falta de eficiência dos triazóis na proteção contra o fungo da ferrugem asiática

Publicado em 18/11/2009 13:04 e atualizado em 18/11/2009 18:18
Aprosoja alerta para a falta de eficiência dos triazóis na proteção contra o fundo da ferrugem. Atenção: recomendação é usar misturas bem dosadas.

 

 

Enquanto a bolsa da Chicago projeta alta para o buschel da soja favorecendo a safra brasileira, produtores precisam ficar atentos à ferrugem asiática que já apontam 15 focos constatados em todo o Brasil.

O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, preocupa-se com a qualidade dos fungicidas triazóis ineficiências contra o fungo da ferrugem que apareceu mais cedo do que em anos anteriores. “Foi constatado que o fungicida que era usado por medida curativa, o triazol, realmente não tem eficiência”, conta Glauber.

A oscilação do clima favorece a aparição do fungo e o sojicultor acaba por não utilizar os fungicidas corretamente. “É muito importante que o produtor não use nenhum tipo de triazol puro, ele tem que fazer a mistura já na primeira aplicação”, explica o presidente da Aprosoja e complementa alertando para que o produtor fica atento pois a eficiência do triazol puro é quase nula.


 

Fonte: Redação N.A.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família