ENIPEC 2010: Começa contagem regressiva para mudança no Código Florestal. Participação dos produtores será fundamental

Publicado em 04/05/2010 18:10 e atualizado em 05/05/2010 14:38
Começa amanhã a contagem regressiva para a mudança do Código Florestal. Comissão de deputados decidem a agenda de votação do relatório.
A expectativa da comissão de revisão do Código Florestal Brasileiro é de que ainda neste mês de maio, comece a apresentar resultados concretos com a apresentação da agenda para os membros da comissão, seguida de debates sobre as novas propostas, chegando finalmente à votação.

“Temos que produzir, senão, mais uma vez, vamos frustrar nossos companheiros. Foram 65 audiências públicas, gastamos dinheiro público para isso, mobilizamos pessoas, já ouvimos o suficiente e agora precisamos cumprir nosso papel, que é legislar”, disse o deputado federal Homero Pereira sobre o andamento da revisão do Código Florestal.

Pereira afirma que, mesmo com a resistência do Green Peace, há condições políticas para se colocar as mudanças em votação, até mesmo no Congresso. E alerta ainda para a necessidade da presença e da mobilização dos produtores rurais junto à comissão em Brasília, para que fique ainda mais clara e evidente a necessidade da reformulação. “Precisamos convencer o Michel Temer para que ele possa pautar essa matéria e nós possamos debater democraticamente no antro do Plenário da Câmara dos Deputados”, diz o deputado.

Para que a revisão seja aprovada, serão necessários de 9 ou 10 votos (a comissão conta com 18 membros votantes). Já no Plenário da Câmara dos Deputados, é preciso que haja cerca de 230 votos a favor.

Questões como as de áreas consolidadas são prioridade, segundo Pereira, que diz que seria uma “insanidade o Brasil fazer reconversão daquilo que foi vegetação nativa e que hoje é alimento”.  Caso isso aconteça, ainda de acordo com o deputado, o Brasil precisaria começar a importar alimentos caso suas áreas de produção fossem reduzidas.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado