EXCLUSIVO: Tecnologia permite separar adubação e plantio, tornando os dois processos mais eficientes

Publicado em 12/05/2010 11:45 e atualizado em 12/05/2010 15:14
Novo conceito de plantio dispensa aplicação simultânea de adubo. Semeadura fica mais ágil e econômica para agricultor.
A nova tendência que está sendo implantada na produção agrícola brasileira é a separação dos processos de plantio e de adubação simultânea, tornado a semeadura mais ágil e econômica para o produtor. Hoje, já existem tecnologias que conseguem atender a essa demanda dos agricultores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

“Focando somente no plantio, ele consegue ser muito mais efetivo, consegue fazer uma área maior, em menor espaço de tempo, dentro de um período ótimo do plantio”, afirma o representante de marketing de produtos da empresa de máquinas agrícolas John Deere, Fábio Schavinski.  Já a adubação, com tecnologia, poderá ser utilizada em duas safras.

Segundo Schavinski, ao separar os dois processos – plantio e adubação – o produtor rural ganha tempo e dinheiro, uma vez que as duas etapas serão mais eficientes, eficazes e velozes. No entanto, o representante da John Deere alerta para as condições do solo, que devem ser compatíveis com os processos utilizados em cada etapa da produção.

Mesmo os produtores acreditando que ainda seriam necessários muitos anos para que essa tendência pudesse se estabelecer, a John Deere investiu na separação dos dois processos. O maquinário agrícola que possibilitou essa divisão apresenta um requerimento menor de potência por unidade de semente, o que apresenta uma facilidade na colocação de sementes.

“Em testes de campo, conseguimos fazer até 180 hectares em um dia em 10 horas de plantio. Ou seja, não estamos adubando, estamos só plantando, de fato. Nossa eficiência operacional passa de 60% para 95%, então eu gasto a maior parte do tempo colocando sementes no solo”, diz Schavinski.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família