EXCLUSIVO: Alterações no Código Florestal devem ser explicadas à sociedade, diz advogada
Publicado em 09/07/2010 14:22
e atualizado em 12/07/2010 16:13
Ambientalistas prometem reação feroz à reforma do Código Florestal. Cabe, agora, aos produtores rurais explicar à sociedade sobre a necessidade de proteger a produção de alimentos, com preservação ambiental.
No último dia 6 de julho, foi aprovado na Comissão Especial do Código Florestal o relatório do deputado Aldo Rebelo que apresenta alterações na legislação. A nova redação gerou polêmica e as informações repercutem de forma muito negativa em muitas parcelas da sociedade. Com o objetivo de reverter essa situação, especialistas se unem para explicar pontualmente as mudanças previstas. “Ficou estigmatizada essa coisa de ruralistas x ambientalistas. Defender árvore é muito bonito, e infelizmente houve uma desconexão entre o alimento e a forma de produzi-lo. Todo mundo vê o leite na prateleira do supermercado e não imagina o gado pastando para isso”, diz a advogada ambientalista Samanta Pineda.
A advogada afirma ainda que a aprovação do relatório marca uma grande conquista política, uma vez que há algum tempo não se aprovava nada “sem a permissão” dos ambientalistas. Diante disso, afirma que é necessário que se faça uma campanha de esclarecimento sobre as alterações já que, caso seja aprovado também no Plenário e no Senado, o novo Código proporcionará a execução de ações que de fato contribuam para preservação do meio ambiente.
Fonte:
Redação NA