EXCLUSIVO: Evento quer mostrar em ao produtor como aumentar a sua produtividade em grãos

Publicado em 08/09/2010 13:11 e atualizado em 08/09/2010 16:04
38ª EXPAJA: evento reúne o que há de melhor em informação técnica aos produtores de Jataí, sudoeste goiano. Região corresponde a 1% da produção de grãos no Brasil e quer aumentar a produtividade. Cana-de-açúcar chega como alternativa para a agricultura.

 

O estado de Goiás cedia a 38ª Exposição Agropecuária de Jataí (EXPAJA) junto da 1ª Feira de Tecnologia do Sudoeste Goiano e pretende trazer aos visitantes e produtores o que há de melhor em informação técnica para o aumento da produtividade na região. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, amostras em ciência agrária e palestras vão de assuntos ambientais a motivacional serão atração no evento onde o objetivo é ajudar aos agricultores a aumentar a produtividade da sua atividade.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para abrir as palestras, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli discutirá os desafios e perspectivas para a agricultura e pecuária de Goiás. Lembra-se que o ex-ministro foi também um visionário que transformou a região do cerrado brasileiro que antes de nada valia, hoje possui as melhores terras.

 

Jataí concentra a maior produção de Goiás, cerca de 1% para todo o Brasil ou 1,4 milhões de toneladas de grãos por ano entre safras e safrinhas. O município tem produtividade média de 50 sacas de soja por hectare e 180 sacas por hectare em milho das safras, e 90 sacas por hectare resultou da safrinha deste ano. Ou seja, segundo o presidente do sindicato rural de Jataí, Mozart Carvalho de Assis, o município tem tamanha responsabilidade na produção brasileira e precisa cada vez mais aumentar seu potencial em produtividade.

 

Além dos grãos, a região recebe agora oportunidade de cultivar também a cana-de-açúcar. No entanto, Mozart afirma que é preciso agregar alternativas agricultáveis em Goiás, mas não pode perder áreas que são potencialmente produtoras de grãos. Sendo assim, reutilizar as áreas degradadas para cana-de-açúcar e manter as áreas que já existem para o cultivo da soja, milho.

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado