EXCLUSIVO: Com unidade da Cosan, produtores de grãos preocupam-se com avanço da cana-de-açúcar em Jataí

Publicado em 10/09/2010 14:17 e atualizado em 10/09/2010 16:29
Produtores de grãos de Jataí (GO) temem a entrada de novas usinas sucroalcooleiras no município que podem concorrer com a produção de grãos. O ideal seria permitir plantio da cana em terras mistas, fora da área dos grãos.

 

O município de Jataí (GO) recebeu no início do ano uma unidade produtora de etanol de cana-de-açúcar da Cosan que mesmo após enfrentarem resistência dos produtores de grãos da região, apostam no avanço da cultura. Para os produtores, a entrada de novas usinas acabará com o cultivo de grãos, transformando a região em monocultura canavieira.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Os agricultores uniram-se a uma associação da região e, junto com o prefeito, querem poder delimitar as terras entre aptas ou não-aptas para o cultivo da cana, assim, assegurar que as áreas consolidadas onde se produz soja e milho, permaneçam intactas.

 

Para o produtor de Jataí, Jair Barachi, é possível que a cana seja plantada em zonas compostas por parte degradada e outra cultivável no próprio município. Por outro lado, apóia que ao invés de investir em canaviais, é preciso encontrar técnicas para melhor a eficiente da produção e armazenagem dos grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário