EXCLUSIVO: Falta de chuvas no Brasil põe em alerta a oferta mundial da próxima safra

Publicado em 14/09/2010 13:51 e atualizado em 14/09/2010 16:07
Café: novos modelos matemáticos da meteorologia deixam alarmados os cafeicultores: chuvas de valor agronômico só deverão chegar ao sul de Minas em novembro. A próxima florada está sob risco. Preços sobem mais de 500 pontos em N. York.

 

Enquanto os preços do café continuam em disparada nas principais bolsas internacionais, a oferta do produto corre o risco de ser reduzida no próximo ano safra por causa das severas influências climáticas da La Niña na América Central e no Brasil. Novos modelos matemáticos da meteorologia apontam que as chuvas regulares só deverão chegar ao sul de Minas Gerais em novembro.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O superintendente de comércio exterior da Cooxupé, Joaquim Libânio afirma que todas as atenções estão voltadas agora para o mercado climático que já aponta prejuízos na próxima florada no Brasil, já que é esperada para 2011, ano de ciclo baixo da safra, ano de bianualidade. Somado a isso existe o fato de que apesar de o governo colombiano acreditar que a produção de café volte ao normal, cafeicultores, cooperativas e indústrias de lá não apostam na reversão das perdas.

 

Com isso, a tendência é de que a oferta para atender a demanda mundial pode estar comprometida e os preços cada vez mais influenciados por esses fundamentos para continuar em ascensão.

 

A Cooxupé aconselha aos cafeicultores brasileiros, diante do cenário de está sendo formado, a compassar as suas vendas, participar dos negócios a fim de aproveitar os bons preços e assim se capitalizar para a próxima compra de insumos e tratos agricultáveis da safra. No entanto, Libânio projeta que a tendência será de que os preços altos farão com que o produto necessite vender cada vez menos sacas para cobrir seu custo de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário