EXCLUSIVO: Preços sobem forte em Chicago de olho no mercado climático da colheita americana

Publicado em 17/09/2010 13:38 e atualizado em 17/09/2010 15:38
Soja: preços sobem forte em Chicago, com chuvas fortes no meio-oeste americano atrapalhando o início da colheita. Produtividade cai também no milho, e cotações superam dois dígitos no trigo.

 

As cotações das commodities agrícolas que têm se destacado no mercado internacional caminham positivas ao longo do dia na Bolsa de Chicago. Mercado está de olho na colheita norte-americana das safras de milho e soja, na expectativa de que o clima colabore com os números divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) para cotações saírem da volatilidade.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Direto do Estado de Illinois, meio-oeste americano, a analista do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada), Anamaria Gaudencio Martins, conta que há duas semanas a colheita da soja foi iniciada na região e os produtores relatam que a produtividade caminha muito boa, talvez acima da de 2009 (considerada recorde). Porém, há previsão de fortes pancadas de chuvas para o final de semana, o que pode atrapalhar o início da colheita.

 

Por outro lado, rumores sobre uma possível queda na produtividade se darão em pontos isolados do país. Após o susto que o USDA deu no mercado, onde reportou produtividade da soja em 50,1 sacas por hectare, assustou também os produtores que não acreditavam em tal número, mas Anamaria explica que a divergência de informação deve-se ao fato de que a produtividade varia entre os Estados.

 

Quanto a colheita do milho, está confirmada a forte queda na produtividade do grão, cerca de 11% na média de Illinois. Apesar de a preocupação com as perdas, os agricultores estão mesmo preocupados em colher sua produção antes de decidir o rumo da próxima safra, mas a mudança do plantio nas áreas sensibiliza o mercado internacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário