EXCLUSIVO: Seca restringe oferta da mandioca no mercado elevando os preços da raiz

Publicado em 21/09/2010 11:24 e atualizado em 21/09/2010 14:38
Mandioca: O baixo volume de chuva registrado na semana passada não foi suficiente para facilitar a colheita. Oferta restrita deve continuar até primeiro semestre de 2011.

O mercado da mandioca mantém o cenário de oferta muito restrita em função das condições climáticas nas principais praças produtores do país. São mais de 30 dias sem chuvas, e mesmo a baixa precipitação da última semana não foi suficiente para facilitar a colheita.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Apesar de as previsões apontarem para chuvas regulares a partir da próxima semana, o pesquisador do CEPEA, Fabio Isaias Felipe afirma que então os produtores deverão avaliar o plantio ou o replantio as raízes perdidas por causa da estiagem. É possível registrar que neste ano há menor disponibilidade de sementes para propagação da mandioca.

 

Segundo dados levantados pelo CEPEA, na semana de <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />13 a 17 de setembro os preços ficaram acima de R$ 258,00, sendo uma alta de 0,5% com relação ao mesmo período do ano passado e 9,7% superior à primeira quinzena de agosto. Os preços já superam 58% com relação ao mesmo período de 2009.

 

Para as indústrias, o problema torna-se ainda maior já que elas brigam entre si para conseguir o produto para moagem. O pesquisador revela que as empresas precisam reabastecer seus estoques, já que utilizaram as reservas para produzir farinha e fécula para o mercado doméstico. No entanto, ainda há resistência para repassar os preços aos produtores.

 

Fabio avalia que a oferta restrita do mercado deve perdurar até o primeiro semestre de 2011 e, assim como a mão-de-obra está mais cara e existe dificuldade de encontrar sementes da raiz, será preciso ao produtor avaliar os fatores do atual cenário para qualquer tomada de decisão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário