EXCLUSIVO: Onze dólares por bushel deve ser a nova realidade de preço a soja, afirma analista

Publicado em 22/09/2010 13:38 e atualizado em 22/09/2010 16:49
Soja: cotações em alta são puxadas pelo mercado climático que está apreensivo para o plantio das safras Sul-americanas. Analista acredita que a nova realidade de preços para a soja seja de 11 dólares por bushel.

 

Há mais de 30 dias, após a quebra da safra do trigo na Rússia, o mercado vem puxando consecutivas altas para o milho e a soja. O milho que sofre perda de produtividade na colheita da safra norte-americana, acaba por trazer para a soja um mercado mais oportuno, onde a demanda sustenta os preços com a necessidade mundial por grãos. O mercado climático é o atual ditador do futuro das commodities que começa a ficar apreensivo para o plantio das safras sul-americanas.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Influenciado neste próximo ano safra pelo fenômeno climático La Niña, os prêmio se elevam nos portos sobre os contratos futuros precificados para Argentina, Paraguai e Brasil. Por isso, o analista de mercado, Carlos Cogo, acredita que as cotações da soja entram agora em uma nova realidade de preços para o grão: 11 dólares por bushel.

 

Dentro do contexto mundial, nos Estados Unidos já existe uma briga por área a ser plantada na próxima safra, é possível que reduzam a área de soja e avancem com o cultivo do milho. Para os brasileiros, essa dúvida é muito bem esclarecida já que para se plantar milho, inevitavelmente se pensa no apoio que o Governo precisa dar ao setor para que haja comercialização do cereal.

 

Já para a soja a situação é inversa. A demanda mundial pela oleaginosa garante expansão em até 6% da área plantada para atender as vendas, pois garante venda antecipada e ótimo níveis de preços. O milho deve reduzir em área na safra de verão, mas compensa no inverno, na cultura da safrinha de 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário