EXCLUSIVO: Estiagem diminui produção de leite neste segundo semestre

Publicado em 24/09/2010 11:07 e atualizado em 24/09/2010 13:34
Leite: clima seco repercute em menor produção para a indústria. Mercado deve se manter firme com a menor oferta. Preço médio pago ao produtor é de R$ 0,71/litro.

 

O mercado do leite tem sido pressionado nos últimos três meses, onde os preços já registram recuo de 10% por todo o centro-sul do Brasil. Em ano atípico para o setor, a oferta apareceu no primeiro semestre, enquanto que agora, a seca reflete diretamente em menor produção para a indústria.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O pagamento dos produtores em setembro referente a produção de agosto, já com reflexo da seca, gira em torno de R$ 0,71 por litro de leite, valor até 8% menor relacionado ao mesmo período do ano passado. O menor preço preocupa o setor que vê seu custo de produção aumentar com o milho subindo até 20% no preço em dois meses e a soja em ascensão desde abril.

 

Segundo o consultor da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima Filho, a tendência para o curto prazo deve ser de mercado firme e a partir de novembro e/ou dezembro, o produtor precisa avaliar como ficará a oferta após a melhora das pastagens com a retomada das chuvas previstas para o início de outubro.

 

No mercado interno os preços se recuperam principalmente do leite em pó e do queijo, depois de cair por três meses consecutivos. As exportações vêm em número menor este ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário