EXCLUSIVO: Preço do café pode se manter por mais 1 ano e meio

Publicado em 26/10/2010 14:06 e atualizado em 26/10/2010 18:09
369 exibições
Alta do café deverá perdurar por mais duas safras, com quebra na produção da Colômbia e do Vietnã. Mas mesmo com novos recuos, o panorama da cafeicultura é bem diferente da crise de 1977.

 

As cotações do café sobem acima de 100 pontos na Bolsa de Nova York e trabalha a US$ 2 a libra-peso. Segundo especulações de analistas, a crença é que novas altas podem acontecer por mais duas safras com a quebra na produção da Colômbia e do Vietnã. Mesmo que haja recuo, o panorama da cafeicultura atual é bem diferente da crise de 1977.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para o analista da Newedge Corretora, Rodrigo Costa, os colombianos devem continuar segurando o grão disponível, enquanto no Vietnã, os cafeicultores não possuem disponibilidade para vendas. Contudo, o patamar de US$ 2 a libra-peso deve perdurar por mais um ano e meio.

 

No médio e longo prazo, o cenário pode mudar, porém, mesmo com recuo das cotações, desta vez, tendem a não ser pesadas para a cafeicultura. Rodrigo avalia que ao produtor que planejar as safras e manusear corretamente sua lavoura, aproveitará os preços altos ou se proteger negociando com contratos do mercado futuro.

Fonte: Redação NA

Nenhum comentário