EXCLUSIVO: Atraso no plantio do centro-oeste preocupa produtores rurais

Publicado em 27/10/2010 12:37 e atualizado em 27/10/2010 13:29
Soja: Notícias de chuvas regulares no centro-oeste brasileiro (principalmente no MT), e dólar mais caro, derrubam os preços dos grãos nesta quarta-feira. A soja chegou a perder 18 cents. Mas no meio da tarde as perdas diminuiram.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Apesar de previsto o início das chuvas para o centro-oeste brasileiro a partir do dia 20 de outubro, elas não chegaram em quantidade à todas as regiões, principalmente do Mato Grosso. Somando ao dólar mais caro, os preços dos grãos caem nesta quarta-feira, onde a soja já perdeu 18 cents.

 

João Birkhan, diretor da CentroGrãos, explica que o plantio no Mato Grosso está atrasado em 40 dias, confundido os planos dos sojicultores preparados com seu maquinário para jogar a semente na terra. Porém, ainda existe tempo para o plantio e não é possível mencionar projeções de quebra na produtividade do Estado.

 

Quanto ao milho, a janela para o início do plantio está diminuindo. A preocupação fica por conta do maior volume de oferta na época da colheita, já que os produtores estão com o mesmo prazo para o cultivo.

 

Birkhan aconselha aos produtores aproveitar os atuais preços e não esperar que subam ainda mais. No Mato Grosso, os sojicultores ainda não travam seus negócios devido à dificuldade e preocupação para com o plantio. Ele lembra que o mercado é traiçoeiro e, se o produtor ficar esperando maiores altas, pode estar tendo “o olho grande”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Wanderley do Nascimento Costa Sorriso/MT - MT

    A situação na região do médio-norte do MT, pelo menos na minha região de Sorriso, continua crítica com relação a falta de chuvas regulares. Muitos arriscando o plantio na expectativa de regularizar as chuvas e outros mais comedidos, aguardando uma melhor umidade do solo para jogar a semente.

    Outro agravante para o SOJA, é que quando chove o suficiente para plantar, o produtor semea, mas daí fica alguns dias seco, essa semente jogada no solo em contato com a umidade incha e fica mais suscetiva aos fungos. Com os dias secos, ela tende a não germinar ou mesmo germinando, ter problemas de produção, perdendo vigor.

    Num cenário geral, a situação ainda é bem indefinida para o Mato Grosso, porque neste momento rezamos para conseguir plantar, só que já temos que ir pensando, em como será o desenvolvimento e também o momento de colher o grão (fev a mar).

    Que Deus abençoe nossos guerreiros do campo !

    0