EXCLUSIVO: Governo realiza ainda nesta semana novos leilões

Publicado em 16/11/2010 12:37 e atualizado em 16/11/2010 15:05
Milho: Governo faz leilão de 318 mil toneladas na quinta-feira, mas avisa que possui mais de 6 milhões de tons. nas mãos. Leilões de feijão seguem a mesma estratégia. No trigo o objetivo é garantir pelo menos o preço mínimo.


O Governo fará nesta próxima quinta-feira (18) um leilão de venda de milho, onde ofertará 317,7 mil toneladas do grão dos estoques governamentais de sete estados. O objetivo é tatear a necessidade de abastecimento as indústrias de processamento e produtores de suínos e aves, que se viram em prejuízo após a alta no mercado interno.

 

Silvio Farnese, coordenador-geral de cereais e culturas anuais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), explica que a intenção não é pressionar os preços atuais do mercado, já que durante este ano, promoveu leilões para escoamento do cereal que ajudou ao produtor conseguir garantir ao menos do valor mínimo para a sua saca, estipulado pelo Governo.

 

Ele lembra que ainda existe mais de seis milhões de toneladas nas mãos do Governo, suficientes para abastecer a população por mais dois meses, bem como, há milho retido de outras safras em posse do cerealista.

 

Feijão e trigo

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) deve realizar outros leilões ainda este mês para o feijão e trigo. No caso do feijão, Farnese conta que este ano as safras foram muito apertadas, pois o produtor virou o ano desiludido com os preços pelos quais recebia. Seus leilões seguem a mesma estratégica no milho.

 

Quanto ao trigo, será realizado um leilão de PEP (Prêmio para Escoamento do Produto) já que após a colheita do cereal no Sul do país, a comercialização está parada. O Governo pretende ao menos garantir o preço mínimo aos triticultores.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado