EXCLUSIVO: Estoques mundiais apertados de trigo podem beneficiar produtores brasileiros

Publicado em 11/04/2011 14:40 e atualizado em 12/04/2011 09:43
Trigo: com preço em alta na CBOT, perspectivas para o plantio no Brasil são muito boas e triticultor pode garantir renda com as exportações. USDA já declarou que deficiência dos estoques de milho podem ser garantidos com trigo.
Os preços do trigo poderão melhorar para o produtor brasileiro devido a pressão que os produtores norte-americanos vem sofrendo nas culturas de milho, soja e algodão. Os valores do produto do Brasil devem refletir a necessidade do cereal, visto que a produção nos Estados Unidos deverá perder espaço para outras commodities.

O  relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) declarou que a deficiência de estoque de milho no mundo será compensada com o trigo. Um exemplo disso será o trigo da Austrália que perdeu a qualidade e será utilizado como ração no lugar do milho, foi o que o analista de mercado e autor do boletim Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco comentou.

Essa necessidade do cereal de qualidade poderá impulsionar as exportações brasileiras. "O mundo mantém as condições para a exportação do trigo brasileiro como aconteceu este ano. A maior vantagem da exportação é colocar um player no mercado. Os agricultores não vão mais ficar só nas mãos das industrias, eles vão ter um competidor que é o exportador, então isto vai naturalmente elevar os preços".

Pacheco explica também que além disso, as perspectivas para os preços no mercado internacional é de se manterem elevados. Se olharmos para a frente na bolsa de Chicago os vencimentos de maio a dezembro de 2012 deverão ficar acima dos U$9,00 por bushel.

Diante deste cenário, os triticultores não vão se arrepender se plantarem no mínimo a mesma área de trigo ou mais. Hoje os preços de exportação estão iguais ou levemente superiores ao mínimo.

O editor do Trigo & Farinhas lembra ainda que a necessidade não é somente de trigo pão, mas também do tipo brando. "O mundo precisa de trigo brando. Hoje a maior exportação mundial é de trigo brando".

Por: João Batista Olivi e Marcelo Geovanini
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado