EXCLUSIVO: Acompanhando o mercado financeiro, sojicultor adianta sua comercialização no futuro

Publicado em 21/06/2011 13:37 e atualizado em 21/06/2011 14:59
Soja: grão opera em alta na CBOT, com previsão de chuvas para os próximos dias que impedem o término do plantio nos Estados Unidos. No Brasil, já são quase 70% desta safra comercializada e produtor de olho no seu lucro futuro.

O dia é de recuperação na Bolsa de Chicago para os grãos que sobem acima de dígitos nesta terça-feira. A previsão para fortes chuvas nos próximos 10 dias impede o término do plantio da soja e pode prejudicar o desenvolvimento do milho nos Estados Unidos. Apesar da crise financeira na Europa, especialmente na Grécia, o risco climático ainda ameaça a safra norte-americano, em momento de estoques mundiais extremamente baixos para atender a demanda.

No Brasil, a Agência Safras e Mercado realizou um levantamento apontando que 68% da safra 2010/11 já está comercializada, porcentagem considerada acima da normalidade. Segundo o analista responsável pela pesquisa, Flávio França Junior, valor aponta para o perfil de um produto cada vez mais preparado a pontuar suas vendas nos picos de alta, a fim de tirar margens maiores de lucro.

Além de vendas escalonadas, é possível perceber que o sojicultor brasileiro está fazendo sua conta e já antecipou a compra dos insumos da próxima safra de verão, principalmente o fertilizante que carrega o ônus da volatilidade do dólar. Assim, ele reforça sua relação de troca para fazer novamente uma venda antecipada.

Ainda de acordo com o levantamento, França adianta que 9% da soja que ainda será plantada na próxima temporada (2011/12) já está comercializada.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado