DA REDAÇÃO: Grãos devolvem ganhos, direcionados pelo mercado climático norte-americano

Publicado em 22/06/2011 16:13 e atualizado em 22/06/2011 18:33
Milho: mercado devolve ganhos e encerra com 30 cents de baixa em Chicago. Mercado acompanha o clima norte-americano, mas estoques mantem necessidade de uma alta produção por conta do aperto na oferta de grãos.

O complexo grãos devolveu os ganhos da terça-feira no pregão de hoje (22) na Bolsa de Chicago. O milho encerrou o dia com perda 30 cents, a soja com mais de 15 e o trigo acima de 30 cents. Dados sobre o avanço no plantio norte-americano pressionam o mercado e as previsões climáticas ainda tendem a trazer muita volatilidade aos preços.

Com o nível dos estoques, principalmente de milho, muito abaixo do esperado, o risco climático se faz o fundamento mais forte para determinar a oferta frente a demanda mundial por grãos. Assim, mapas meteorológicos mostravam que um anel de alta pressão reduziria as chuvas nas próximas semanas e elevaria temperaturas, elevando o mercado ontem (21) e, para hoje, o cenário mostrou menos intensidade da influência.

Para os próximos dias Étore Baroni, consultor da FCStone, acredita que o mercado não irá reverter esta tendência volátil, apesar de sofrer com a queda dos últimos dias que derrubou a alta dos preços.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado