DA REDAÇÃO: Oferta e demanda volta a ser fundamento de longo prazo para os grãos

Publicado em 27/06/2011 13:36 e atualizado em 27/06/2011 16:15
Grãos: mercados liquidam posições em Chicago nesta segunda-feira, de olho na crise da Grécia. Fundamento de longo prazo se sustenta na oferta e demanda, enquanto preços perdem patamares no curto prazo.

Temendo que a Grécia não cumpra com o pagamento da sua dívida, os mercados liquidam posições na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (27). O movimento de queda devolve no curto prazo os ganhos influenciados pela tensão sobre o plantio incerto da soja e do milho nos Estados Unidos, mas sustenta o fundamento de longo prazo entre a oferta e a demanda mundial em momento de estoques apertadíssimos.

Carlos Cogo, consultor de mercado da Consultoria Agroeconômica, avalia que o mercado busca agora um novo piso para trabalhar na safra 2011/12, sendo de US$ 12,50/bushel para a soja e abaixo dos US$ 7,00/bushel. Com a queda dos preços é possível que a demanda, principalmente da China, volte a sustentar firmeza para o mercado.

O mercado climático é também outro fundamento importante para o desenvolvimento a safra norte-americana. Cogo lembra que qualquer risco que provoque perda na produtividade desta temporada poderá elevar substancialmente os preços.

No Brasil, os primeiros eventos de geadas no sul do Paraná afeta diretamente a safrinha de milho tardio da região e o reflexo já pode ser visto com a alta de mais de 3 pontos na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&FBovespa) para os vencimentos mais curtos. Qualquer ameaça na produtividade brasileira elevará ainda mais os preços para o consumidor interno que já sofre com o patamar atual.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado