DA REDAÇÃO: Apesar de moderada, geada destrói toda safrinha de milho de produtor próximo a Londrina

Publicado em 28/06/2011 14:17 e atualizado em 28/06/2011 16:56
Os eventos de geada foram moderados na região norte do Paraná, com perdas localizadas. Produtor de Faxinal, há 100 quilômetros de Londrina, perdeu toda a sua lavoura de plantio tardio.

Na região norte do Paraná, os eventos de geada foram considerados moderados e as perdas localizadas. Segundo o presidente do sindicato rural de Londrina, Narciso Pissinati, grande parte das lavouras já estão no final do seu desenvolvimento, mais resistente a essa queda brusca na temperatura.

Ainda há risco de novas geadas na próxima semana por todo o Estado após as chuvas previstas para começarem nesta quarta-feira (29) e que devem durar até o sábado (02), segundo a Somar Meteorologia.

No entanto, Pissinati afirma que os maiores prejuízos serão calculados nas regiões mais baixas do estado. Tanto que a produção de café, localizada na área mais alta de Londrina, não haverá danos.

Por outro lado, o presidente do sindicato rural conta que um produtor de Faxinal, município a cerca de 100 quilômetros de Londrina, perdeu toda a sua produção de milho. Neste caso, o conselho de Narciso é para que procure o Governo para tentar salvar parte do seu prejuízo, porém, ainda falta política de garantia no Brasil que reembolse perdas no total de 100%.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado