DA REDAÇÃO: Preços do leite registram alta de 3% na média nacional

Publicado em 04/07/2011 11:43 e atualizado em 04/07/2011 13:18 434 exibições
Preços do leite registram alta de 3% na média nacional de maio. Para o próximo pagamento, a expectativa é de que as cotações recuem com a maior oferta na região sul, importações elevadas e o mercado de queijos mais enfraquecido.

Preços do leite registram alta de 3% na média nacional no último mês. No sul do país houve um aumento de 5% na captação de maio. Em Santa Catarina, a produção subiu em torno de 7%, no Rio Grande do Sul, 6,4% e, no Paraná, o aumento foi um pouco menor, de 0,5% no período. "É um período que normalmente ocorre essa elevação da captação em função da safra de inverno. É esperado que o pico desta safra ocorra em agosto", comenta a pesquisadora do Cepea, Aline Barrozo Ferro.

Os agentes sulistas esperam uma produção de 10 a 15% mais elevada neste ano em comparação com o ano passado em função das condições climáticas que foram bastante favoráveis à produção de aveia e azevém no período.

Para o pagamento de julho, referente à produção de junho, a maioria dos agentes do sul do país acredita em queda de preços devido à tendência ao aumento da produção de leite.  Já para o sudeste e centro-oeste, os entrevistados acreditam em cotações mais estáveis e quase 20% apostam em novo aumento de preço, tendo em vista o período de entressafra nessas regiões.

Além do aumento da oferta do sul, o maior volume das importações do produto da Argentina e Uruguai bem como o enfraquecimento do mercado de queijos podem trazer pressão para os preços de um modo geral.

Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário