DA REDAÇÃO: Produtores temem nova geada prevista para sexta-feira em Cascavel/PR

Publicado em 05/07/2011 14:03 e atualizado em 05/07/2011 15:35
Geada: meteorologia prevê nova formação de geada a partir de sexta-feira (08) no Paraná. Produtores estão preocupados com as novas perdas que evento irá causar para as safrinhas de milho e trigo.

Uma onda de frio, prevista pela Somar Meteorologia para a cidade de Cascavel, no Paraná, pode resultar em nova geada na região, sobretudo nas áreas mais baixas. Enquanto a temperatura mínima de terça e quarta-feira (5  e 6 de Julho) será de 2°C, na sexta-feira (8 de Julho), às 6h, chegará a -2°C, com máxima de cerca de 17°C, além de céu aberto.


Tais condições indicam que, novamente, os produtores paranaenses poderão enfrentar prejuízos na produção. As perdas com a última geada, considerando toda a área atingida, foram de 30% na produção e 40% na produtividade.


Segundo Paulo Cezar Vallini, Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, grande parte dos produtores plantaram com recursos próprios. Esse prejuízo trará, ainda, conseqüências para a safra de verão, pois irá encurtar os recursos destinados aos próximos investimentos.


Milho
As ondas de frio sobre o milho estão reduzindo a sua qualidade, alerta Vallini. Por isso, os agricultores estão aproveitando o período de parada nas chuvas para utilizá-lo em silagem para o gado. “O pessoal está fazendo silagem com esse milho que não tem mais qualidade”, afirma.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado