DA REDAÇÃO: Preços da mandioca seguem sustentados em função da falta da raiz com mais de um ciclo no mercado

Publicado em 11/07/2011 11:56 e atualizado em 11/07/2011 17:23
Mandioca: oferta de raiz recua e deve sustentar preços. Se demanda por fécula aumentar, cotações tendem a continuar subindo até o início da próxima safra, em setembro.
A diminuição da oferta de mandioca vem impulsionando os preços da raiz. O volume ofertado neste ano já é 17% inferior em relação ao mesmo período do ano passado. No último fechamento, os patamares de preços  avançaram e o valor pago pela tonelada foi de R$ 193,54, um acréscimo de 2% em relação a semana do dia 1º.

De acordo com o pesquisador do Cepea, Fábio Isaías Felipe, um dos principais fatores que justificam o déficit da oferta é a falta de disponibilidade da mandioca com mais de um ciclo neste ano, com o menor plantio em períodos anteriores. " Somado a este fator há os problemas climáticos e uma certa restrição dos agricultores, visto que estão com expectativa de preços mais altos, então passam a se retrair", comenta.

De acordo com o pesquisador, o volume de oferta deve mudar pouco até o final do ano e, se demanda por fécula aumentar, as cotações tendem a continuar subindo até o início da próxima safra, em meados setembro. "Aí pode ocorrer uma ligeira pressão sobre os preços, mas, ainda muitos próximos aos atuais, renumerando a atividade", acredita.

Por: Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado