DA REDAÇÃO: Grãos trabalham na baixa em Chicago, pressionados pelo temor sobre a Itália

Publicado em 11/07/2011 13:34 e atualizado em 11/07/2011 17:40
Grãos: aversão sobre a situação da Itália na crise financeira da Europa preocupa os mercados e trigo e milho caem forte em Chicago nesta segunda-feira. Mas a soja trabalha em alta, à espera de dados do USDA. Fundamentos são altistas para médio e longo prazo.

Desta vez é a Itália quem entra na lista dos países da Europa que acumulam perdas por conta da crise financeira na zona do euro. Problema vira internacional e mexe com todas as economias do mundo. Na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira, os grãos trabalham refletindo a aversão ao risco que crise deve causar para as commodities, em especial as agrícolas.

Segundo o consultor da Cerealpar, Steve Cachia que está na ilha de Malta, a população está muito preocupada com a situação da Itália, já que o país é a terceira maior economia da zona do euro. O pregão internacional de hoje reflete as perdas. “Quando a soja poderia voltar a subir, a gente encontra essa situação de aversão à crise na Itália”, explica Cachia.

Apesar de os fundamentos, principalmente o climático seja importante para dar fôlego ao mercado neste momento, é preciso que o mundo tenha dinheiro para manter a demanda aquecida. Após a alta no patamar de preços das commodities, a mesma demanda recuou e a China, principal estocador de grãos do mundo, brecou suas importações e colaborou com a pressão do mercado para baixo.

Investidores esperam para amanhã (12) um novo relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) com dados altistas para o mercado. Para a soja, o consultor estima que os estoques continuem apertados, já que haverá redução na área total planta com a oleaginosa nesta safra norte-americana. Para o cereal, o USDA deve estimar dados baixistas, confirmando uma maior produção para este ano.

Por outro lado, Cachia lembra que a safra dos Estados Unidos apenas começou a se desenvolver e que a previsão climática para a soja e o milho, com temperaturas e chuvas abaixo do normal para o período podem trazer no curto prazo muita volatilidade para o mercado.

Ainda há muita expectativa para enfim chegar uma conclusão sobre a oferta e demanda mundial, bem como, para os preços. O consultor aconselha cautela para os produtores brasileiros e muita atenção para o futuro da crise na Europa. Ele acredita que o mercado precisará de um período para absorver aliviado as notícias econômicas baixistas para o mundo.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família