DA REDAÇÃO: Geadas e chuvas comprometem milho safrinha no Paraná

Publicado em 25/07/2011 14:09 e atualizado em 25/07/2011 18:09
Milho: chuvas da semana passada no Paraná atrapalham colheita da safrinha e derrubam ainda mais a qualidade dos grãos. Deral faz levantamento para dimensionar perdas.
Paraná tem somente 15% da safra do milho colhida até o momento, quando deveria ter pelo menos 35%. Esse atraso pode ser ainda maior, pois nas duas últimas semanas a região sofreu também com as chuvas. As geadas do final de junho, também provocaram 35% de perdas na produtividade, de acordo com levantamento do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), feito no dia 6 de julho.

Segundo a engenheira agrônoma do Deral, Margorete Demarchi, até o dia 28, o departamento terá dados mais consistentes, mas sabe-se que as perdas foram expressivas, tanto na produtividade quanto na qualidade do grão.

Ainda, segundo a engenheira, os estoques de milho são suficientes para suprir as demandas até a próxima safra no verão, pois os grandes consumidores, principalmente do setor avícola, estão resguardando o insumo.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado