DA REDAÇÃO: Mercados caem na espera de uma decisão sobre dívida pública dos Estados Unidos

Publicado em 02/08/2011 13:35 e atualizado em 02/08/2011 17:15
Grãos: pressão no mercado financeiro mundial pressiona cotações em Chicago. Reporte do USDA sobre a qualidade da safra norte-americana de soja começa a tirar os ganhos por risco climático dos preços.

 

O pregão diurno aguarda a aprovação do Congresso dos Estados Unidos para aumentar o teto da dívida pública do país e enquanto isso, influência da crise de importantes potencias mundiais derrubam forte as cotações na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (02). Do lado fundamental, o reporte de 2 pontos percentuais para baixo sobre a condição das lavouras de soja que o Departamento de Agricultura (USDA) norte-americano anunciou ontem (1º).

Direto de Nova Iorque, o analista da Newedge Corretora, Vinicius Ito, avalia que o mercado começa a precificar a estabilização na condição das lavouras de milho depois que o USDA já apontou para queda em seu último relatório de julho. Após a tempo seco e o forte calor de atrapalhou o desenvolvimento dos grãos de milho, as previsões climáticas para o mês de agosto apontam temperaturas amenas e chuvas pontuais que deveram favorecer o desenvolvimento da soja.

Assim, se neste informativo o departamento aponta para apenas 60% das lavouras com oleaginosa em condições boas a excelentes, o prêmio climático precificado nas últimas semanas de julho pode ser retirado ainda nesta semana. Por outro lado, o USDA deverá reduzir o volume de exportações do grão da safra velha já que a demanda está mais fraca.

Porém, Ito afirma que enquanto não houver uma solução para a insegurança econômica que as grandes potencias mundiais estão enfrentando, o cenário será de muita volatilidade para os preços e, com as altas dívidas, as commodities tenderão a serem cada vez mais impactadas.

Para o produtor brasileiro, o analista aconselha vendas compassadas nos momentos de picos das cotações ou em patamares superiores a US$ 13,00 por bushel na CBOT.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família