DA REDAÇÃO: Geada em Varginha MG afeta lavouras de café

Publicado em 05/08/2011 14:13 e atualizado em 05/08/2011 18:25
Geada: cafezais da região de Varginha (MG) são os mais afetados. Prejuízos começam a ser contabilizados, mas recuperação da produção deve se dar só na próxima safra. Gelo atinge botões florais das plantas.
Forte geada atinge municípios do sul de Minas Gerais na sexta-feira (05), às 7 horas da manhã. Há muito tempo não se via lavouras de café em altitudes de até 950 m. sendo prejudicadas por geadas como essa.

Os danos nas plantas só poderão ser contabilizados, efetivamente, em 3 ou 4 dias. O que se vê são folhas danificadas e as que não foram, provavelmente, terão os botões florais afetados. Caso isso se confirme, a próxima safra estará comprometida.

Na região de Varginha, uma das cidades mais prejudicadas foi Três Pontas, mas a Minasul ainda analisa as perdas em cidades como Oliveira, Conceição do Rio Verde, Cambuquira e Elói Mendes.

Os cafeicultores desses municípios estão apreensivos com a possibilidade de prejuízos, pois esperavam por uma safra cheia no próximo ano, além de uma recuperação de capitalização do café.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado