DA REDAÇÃO: Prazo para georreferenciamento de terras com menos de 500 ha pode ser prorrogado

Publicado em 06/09/2011 14:33 e atualizado em 06/09/2011 17:02
Georreferenciamento: INCRA tem orçamento disponível para legalizar propriedades de acordo com o novo projeto de lei do Código Florestal. Pequenas propriedades terão prazo prorrogado, após novembro, para fazer averbação das terras em cartório.
A data limite para execução do georreferenciamento de áreas inferiores a 500 hectares, 21 de novembro deste ano, dificilmente será cumprido pela maioria dos produtores, pondera Richard Torsiano, diretor de ordenamento da estrutura fundiária do Incra. 

Tendo em vista o atraso, um processo administrativo, visando à prorrogação desse prazo, está em tramitação no Incra.

Sem o adiamento, os cartórios estariam proibidos de praticar matrículas imobiliárias de propriedades que estiverem em processo de desmembramento, remembramento ou compra e venda após o encerramento do prazo final.

A exigência da certificação de imóveis abaixo de 500 hectares tem regras diferentes para os assentamentos. Como essas áreas pertencem ao Incra, a própria autarquia se responsabilizou por fazer o georreferenciamento.

Quanto aos imóveis acima de 500 hectares com processo no INCRA, um termo de cooperação com a Diretoria de Serviços Geográficos do Exército Brasileiro busca destrancar a certificação de tais propriedades.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família