DA REDAÇÃO: Mercado se mantém pessimista com o preço da soja em queda na CBOT
Publicado em 14/09/2011 13:32
e atualizado em 14/09/2011 18:09
Soja: crise na economia mundial pressiona cotações em Chicago nesta quarta-feira. Informações desencontradas afirmam que oleaginosa recuperará produtividade nos EUA. Mau humor do mercado não tem força para reverter cenário baixista.
Após as divulgações de quebra da safra nos Estados Unidos, mercado fica pressionado, ganhando outro humor diante da possibilidade de parte da produtividade ter se recuperado com as últimas chuvas nos Estados Unidos. Aliado a isso, o mercado financeiro instável traz incertezas com o viés baixista.
Mesmo se baseando em números, estatísticas e fundamentos, o mercado tem seu humor, às vezes, alterado muito rapidamente. Na visão de Steve Cachia, apesar de todo pessimismo atual, os números da safra americana tendem a ser menores do que se imagina.
Os problemas financeiros da Grécia, mesmo tendo um PIB não muito significativo (equivalente ao da cidade de Campinas) representam um risco à economia profundo. Isso porque o medo não se refere somente à Grécia, mas a um efeito cascata, que poderia levar toda a Europa para um processo de recessão.
Cachia lembra que Portugal e Espanha já têm grandes problemas. A Itália vem com as greves e a Espanha tem um desemprego na faixa de idade entre 18 a 30 anos que passa dos 40%.
Por:
João Batista Olivi
e
Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas