DA REDAÇÃO: Crise financeira européia afeta principal importador do suco de laranja brasileiro

Publicado em 27/09/2011 14:16 e atualizado em 27/09/2011 18:23
Suco de Laranja: pressão negativa com incerteza na crise financeira da Europa derruba consumo e mercado em N. York. Apesar de não acompanhar a Bolsa, físico também está pressionado para baixa com excesso de oferta na safra colhida do Brasil.
Suco de laranja registra queda na NYBOT (Bolsa de Nova York) nesta terça-feira e preocupa, mesmo que o mercado físico não acompanhe a cotação da bolsa. Isso porque os números mostram que “a tendência é negativa para os próximos meses”, diz Paulo Celso Biasioli, Direitor Executivo da Associação de Citricultores da Região de Limeira. Porém, o fator que mais incomoda o produtor nesse momento é a crise financeira, que afeta o mercado europeu, importante importador de suco de laranja brasileiro.

O Brasil iniciou a exportação do produto para os Estados Unidos e teve seu crescimento calcado nesse mercado. Mas, a partir do final dos anos 70 e 80, o mercado se deslocou para a Europa, que se firmou como grande consumidor do suco de laranja brasileiro.

Hoje, a Europa tem grande importância para esses produtores. A safra atual brasileira teve uma oferta maior do que se esperava. “Sobraram muitas caixas de laranja embaixo do pé, sem espaço pra esmagar nas indústrias”, diz Biasioli.

O lado positivo, por sua vez, é que os estoques mundiais e internos do suco de laranja estão baixos e essa safra está servindo para repô-los. A Consecitrus também divulgou uma informação positiva. Os mercados que estavam praticamente estagnados voltaram e consumir mais. Um deles, a China dobrou o consumo.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado