DA REDAÇÃO: Chuvas no Paraná antecipam o plantio do milho

Publicado em 04/10/2011 14:10 e atualizado em 04/10/2011 18:14
Safra 2011/12: chuvas regulares de setembro favoreceram o plantio no sul do país que ruma para o fim da semeadura. Expectativa é excelente para o bom desenvolvimento dos trabalhos e assim garantir renda aos produtores nesta temporada. Antecipação na compra de insumos e na comercialização colaboram para resultado positivo.
As chuvas constantes no estado do Paraná beneficiaram os produtores, que resolveram antecipar o plantio do milho nessa região. “As chuvas de setembro vieram tranqüilas, normais e fizeram com que os produtores completassem o seu plantio no mês de setembro”, diz Paulo Roberto Orso, Presidente do Sindicato Rural de Cascavel-PR.

Segundo ele, mais de 90% da lavoura está plantada, nascida e em início de desenvolvimento. Com as chuvas regulares, desde o dia 20 deste mês, também há soja precoce nos campos paranaenses.

As expectativas são positivas, com a boa umidade do solo, as chuvas precipitando regularmente e a não existência de riscos de geadas. Para quem plantou antecipadamente, o cenário é ainda melhor, já que os custos de produção foram mais baixos que os atuais.

A recomendação do Paulo Roberto Orso aos produtores é não arriscar e escalonar o plantio.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado