DA REDAÇÃO: Plantio de arroz tem início com perda de 10% de área

Publicado em 06/10/2011 11:25
Arroz: Início de plantio no RS tem redução de 10% na área com migração de produtor para pecuária e soja. Mesmo assim expectativa é positiva para safra. A maior dificuldade para o produtor deve continuar sendo a comercialização do grão.
Início de plantio de arroz no Sul do Brasil começa com cerca de 10% de retração na área. As perspectivas são de boa colheita novamente, porém os problemas quanto à comercialização devem permanecer, pois plantio está sendo realizado com estoques de passagem elevados, sem as soluções econômicas necessárias.

A retração acontece com a migração do produtor de arroz para culturas mais remuneradoras, como soja e pecuária. Hoje, o produtor de arroz trabalha no vermelho, com preços abaixo do mínimo e cenário impede investimentos em tecnologias e compromete competitividade.

De acordo com entrevistado, o produtor brasileiro deve estar atento as safras dos países do Mercosul e buscar aumento nas exportações, além de reivindicar campanhas para aumento de consumo interno.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado