DA REDAÇÃO: Soja segue com realização de lucros diante de crise europeia e desaceleração do PIB da China

Publicado em 18/10/2011 12:33 e atualizado em 18/10/2011 16:27
Grãos: desaceleração no PIB da China assusta investidores que continuam movimento de realização de lucros em Chicago nesta terça-feira. Apesar da incerteza na macroeconomia, mercado não é totalmente baixista, pois ainda existe demanda por grãos.
A desaceleração no PIB da China e a crise na eurozona assustam investidores, que dão continuidade ao movimento de realização de lucros para o mercado da soja em Chicago nesta terça-feira. Muitos agentes seguem liquidando suas posições diante da aversão ao risco e apostam em ativos mais seguros.

Direto de Nova York, o analista da New Edge Corretora, Daniel D'Ávila, explica que a demora dos governos europeus em tomar medidas para conter a crise parece desestabilizar o mercado de commodities. O anúncio de ontem da primeira-ministra da Alemanha, Ângela Merkel, sobre o pessimismo para implementar “nos próximos 20 dias” um pacote de medidas de resgate dos bancos europeus e países em crise foi "um banho de água fria para o mercado", diz o analista. Merkel alertou para que não se espere que esse pacote solucione todas as questões relacionadas à dívida da Europa.

O confronto da França e Alemanha acerca da questão da recapitalização dos bancos também traz incertezas para o cenário financeiro. "As carteiras dos bancos são grande, eles estão bem posicionados com títulos desses países e a Alemanha está querendo uma participação maior dos bancos, já a França é contra isso. Eles não chegam a um acordo e a coisa vai se complicando." destaca.

De acordo com  D'Ávila, apesar da incerteza na macroeconomia, o mercado não é totalmente baixista. Entretanto, além da crise financeira, um dos fatores limitantes para a alta dos preços hoje  é também a demanda enfraquecida nos Estados Unidos. "O produtor não quer  vender a esse nível de preço e aí o mercado não ganha força para subir muito", conclui.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado