DA REDAÇÃO: Chuvas impulsionam florada nos cafezais do Sul de Minas Gerais trazendo boa expectativa de produção

Publicado em 18/10/2011 17:54
Café: chuvas ajudam florada no Brasil e pressiona queda de preços em N. York nessa terça-feira. Fator ao é negativo para mercado que vê clima adverso no Vietnã e Colômbia suficiente para comprometer produção dos países. Sul de Minas espera novas chuvas para segunda florada.

 

As chuvas se consolidaram desde a última terça-feira (11) nas regiões produtoras de café do Brasil e pressionam as cotações na Bolsa de Nova Iorque. Apesar da influência, fundamento de quebra em outras safras do mundo, como Vietnã e Colômbia por conta da adversidade climática, sustenta preços no médio e longo prazo.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Varginha, Armando Botrell, os cafezais absorveram a umidade das chuvas e as plantas iniciam finalmente a florada após quase 140 dias de severa estiagem no sul de Minas Gerais.

Porém, após o evento, cafeicultores torcem para que o volume hídrico que chegou na região seja suficiente para realizar o pegamento do chumbinho e enfim a formação do grão de café. Caso as árvores se encham de folhas, ainda falta água para o desenvolvimento do grão.

A expectativa que fica aos produtores é a continuidade as chuvas para realizar o segundo momento de florada nos cafezais. Todos torcem para que então se confirme o pegamento do chumbinho da primeira florada e aumente o nível da produtividade brasileira.

Apesar de este ser um ano de produção bianual, ou uma safra de menor ciclo, já é possível somar perdas por conta da seca, mas Botrell, assim como analistas e consultores de mercado afirmam: a produção do Brasil será suficiente para atender a demanda interna e do mundo.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado