DA REDAÇÃO: Suinocultores pedem teto máximo para preços do milho

Publicado em 19/10/2011 10:21 e atualizado em 19/10/2011 11:08
Suinocultores sofrem com elevação do preço de insumos (milho e soja), retração no consumo de carnes e perda do mercado Russo. Teto máximo para milho subsidiaria produtores para viabilizar manutenção da atividade.
Produtores de suíno propõem teto máximo aos preços do milho a fim de subsidiar a produção de carne. Segundo Losivânio Luis de Lorenzi, Presidente da ACCS (Associação Catarinense de Criadores Suínos), a medida é necessária para manter os produtores no campo, já que a falta de renda tem feito muitos deles pensar em desistir da atividade. “Tivemos um ano muito difícil até então e não tem perspectiva de melhora”, afirma.

O custo de produção está próximo de R$2,70, segundo levantamento da Embrapa.  A elevação dos preços da soja e milho, dessa forma, significa um grande entrave.

O setor ainda enfrenta a retração no consumo de carnes e a perda nas exportações com o embargo russo (que representava 44% das exportações). A esperança de melhora na renda desses produtores veio com a impressão de que o dólar poderia disparar, o que não aconteceu:  “isso tem sido um fator agravante para o lucro do produtor”.

A possibilidade de abertura do mercado da África do Sul no início da semana também trouxe expectativa. Porém, nesta quarta-feira, foi divulgado que seria preciso uma auditoria para verificar a questão sanitária, “por mais que venham as noticias, as exportações não acontecem”, diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário