DA REDAÇÃO: Menor oferta mantém em alta preços para produtor de mandioca

Publicado em 24/10/2011 11:41
Mandioca: Redução na oferta mantém preços firmes e produtor segura colheita na aposta de mais altas. Em Nova Esperança (RS) clima colaborou e plantio da próxima safra foi finalizado com êxito. Cenário é de preços remuneradores, mesmo com melhora na oferta.
A redução na oferta de raiz de segundo ciclo mantém o cenário altista para os preços da mandioca. Desde junho, produtor da cultura encontra mercado favorável com preços na faixa dos R$240/tonelada. Na semana anterior, o acréscimo foi de 2,5% em relação à semana do dia 14, segundo o pesquisador do Cepea, Fábio Isaias Felipe.

Os preços da mandioca também são sustentados pela menor área plantada em 2010, pela queda na produtividade de algumas regiões e pelo produtor que ainda segura a hortifruti na aposta de melhores preços. No entanto, segundo Felipe, em outubro o principal fator responsável pela retração na oferta foi o clima que afetou a qualidade da mandioca em algumas regiões. 

Em Nova Esperança (PR) o plantio de mandioca iniciado em maio já foi finalizado. De acordo com o vice-presidente da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca), Eduardo Pasquini, o clima colaborou com a semeadura e produtor teve tempo para preparar o solo e investir na cultura.

Segundo Pasquini, a entressafra da mandioca é um período remunerador para o produtor e somente em janeiro os preços devem sofrer variação. No entanto, a expectativa é de cenário altista para a mandioca mesmo com melhora na oferta.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado