DA REDAÇÃO: Safra 2012 de amendoim terá acréscimo de área plantada e produtividade

Publicado em 27/10/2011 10:14 e atualizado em 27/10/2011 11:29
Amendoim: início do plantio da safra 2012 já acontece no Brasil e área deve aumentar até 15%. A produtividade também deve ter melhores números e os preços pagos ao produtor são remuneradores. Maior oferta não deve baixar preços, pois estoques de passagem estão apertados.
Início de plantio de amendoim no Brasil segue a todo vapor e para a safra 2012 deve haver um acréscimo de até 15% na área plantada com o grão. Produtor tem um bom momento e preços devem seguir firmes.

A produtividade deve aumentar, chegando aos 115 mil hectares. No entanto, êxito no cultivo depende também da colaboração do clima e do investimento do produtor em tecnologias.

Apesar da expectativa de aumento na área e na produtividade, os preços devem seguir firmes, pois os estoques de passagem encontram-se em patamares quase nulos devido aos problemas climáticos enfrentados no decorrer de 2011, que resultaram na quebra de 20% do amendoim brasileiro.

De acordo com o Gerente da Divisão de Grãos da Coplana, Dejair Minotti, os preços do amendoim podem apresentar mudanças em maio, quando termina a colheita e o mercado pode observar o volume disponível do grão. As exportações também podem influenciar os preços no decorrer de 2012. “Os embarques de amendoim hoje estão presos à política cambial. Se o dólar estiver realmente ajustado, isso terá como consequência uma melhor remuneração para o produtor”, afirma.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado