DA REDAÇÃO: Quebra em safras dos EUA e Grécia puxam exportações da uva brasileira
No entanto, em dezembro deve ocorrer à entrada da uva de países concorrentes nas exportações. Sobretudo, exportadores como Chile e Argentina também terão safras menores, devido a fatores climáticos. Na África do Sul, a safra será maior do que a esperada, no entanto, os embarques do país devem acontecer com atrasos.
Para o mercado interno o final da safra retrai a oferta e sustenta os preços. Em dezembro, a entrada da safra do Paraná pode mudar este cenário, mas o Estado terá uma menor produtividade, devido também aos problemas com o clima.
Segundo Isabella, o final do ano é o melhor período para venda de uva no Brasil e a qualidade da fruta ofertada tem valorizado a produção. O preço por quilo, de acordo com a analista, se encontra acima do valor mínimo e a rentabilidade segue boa para o produtor.