DA REDAÇÃO: Incerteza no cenário financeiro e fundamentos frouxos derrubam o mercado em Chicago

Publicado em 07/11/2011 12:29 e atualizado em 07/11/2011 17:01
Grãos: incerteza na Grécia continua derrubando o mercado em Chicago nesta segunda-feira. Além da crise na economia, lentidão nas exportações norte-americanas, mesmo com patamar de preços baixos, ajuda a pressionar o pregão.
Em Chicago, o mercado de grãos continua andando de lado. Os preços operam com desvalorização nesta segunda-feira, 07, com a pressão vinda do mercado financeiro europeu aliada a fundamentos frouxos.

De acordo com o analista a Safras&Mercados, Flávio França Jr., os agentes de mercado assumem uma postura cautelosa neste início de semana, em preparação para a divulgação dos novos dados de oferta e demanda do USDA, que ocorrerá na quarta-feira (09). França explica que há expectativas de possível  redução das estimativas de exportações norte-americanas, um indicativo de que a demanda realmente segue enfraquecida.

Além desse fator, ainda no campo fundamental, outras variáveis negativas como a entrada da safra norte-americana no mercado e o bom andamento da produção sul americana traz também certa pressão aos preços.

Na avaliação do analista, o mercado de commodities agrícolas segue tendência dos mercados financeiros externos por conta das incertezas em torno da dívida europeia. Para ele, os pacotes de medidas para a solução da crise na eurozona são interessantes, porém demandam certo tempo para serem aplicados de forma eficiente.

Para o curto prazo França prevê muitas dificuldades para recuperação dos preços.
“Acho que a variável chave chama-se clima sul americano que, a partir do mês de novembro, pode  trazer algumas surpresas, complicações e pode impulsionar os preços”, conclui.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado