DA REDAÇÃO: Japão volta às compras e preços do frango apresentam recuperação

Publicado em 08/11/2011 11:20 e atualizado em 08/11/2011 12:34
Frango: equilíbrio entre oferta e demanda melhora preços pagos ao produtor. Exportações de pedaços nobres também favorecem avicultor que vê seus custos de produção 30% maiores do que em 2010. Tendência é de preços firmes até o fim do ano.
Novembro começa de forma positiva para o avicultor que finalmente consegue atingir o mesmo patamar dos preços pagos em 2010. A melhora é consequência de um maior equilíbrio entre oferta e demanda, de um enxugamento do mercado brasileiro devido a uma recuperação nas exportações de peças nobres ao Japão e do aumento do consumo interno com a proximidade do final de ano, segundo informações do presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer.

“A expectativa é que as exportações não cresçam muito devido às crises no mundo, principalmente na Europa, mas temos surpresas boas, como compras de países africanos e da Venezuela e da volta do Japão ao mercado”, explica Pozzer.

De acordo com o presidente, a maior dificuldade do setor tem sido os altos custos de produção, que em relação ao ano passado aumentaram cerca de 30% puxado, principalmente, pelo milho. “A aposta do avicultor para 2012 é de retração nos preços do milho, pois o plantio da próxima safra tem sido muito bom, e de não aumentar a produção de frangos e assim ter mais estabilidade nos preços”, afirma.

No entanto, Pozzer afirma que o grande desafio para o próximo ano é discutir o lucro do varejista, que em alguns casos tem chegado aos 70%, sem repasse para o produtor. O presidente explica que se a margem do varejista fosse menor, o consumo do frango seria maior e toda a cadeia seria beneficiada.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado