DA REDAÇÃO: Deputado planeja novas emendas ao substitutivo de Jorge Viana a fim de evitar retaliação na Câmara
O texto de Viana mantém a obrigação de recomposição de até 15 metros da mata ciliar para rios de até 100 metros de largura. Para Heinze este é um dos principais entraves para o produtor "Na forma em que segue o relatório hoje, produtores podem permanecer em instalações, residências, casas dentro dos 15 metros mas, a lavoura não vai poder prevalecer", enfatiza.
Em conversa com um agronômo do IRGA, Instituto Rio Grandense do Arroz, o deputado concluiu que muitas lavouras de arroz, instauradas em minifúndios de até 22 hectares nas proximidades do Rio Jacuí-RS, podem desaparecer por completo ao cumprirem as exigências de recomposição.
Outro fator preocupante gira em torno de áreas com declividades de 25 a 45 graus, contempladas com cultivo de fumo, hortigranjeiros, alho, beterraba, cenoura e flores, por exemplo. "Da forma como está o relatório, as culturas estão praticamente eliminadas. São dois pontos para nós extremamente importantes que já identificamos no relatório. Estaremos atentos.", garante.