DA REDAÇÃO: Preços favoráveis da mandioca estimulam colheita e oferta aumenta no mercado

Publicado em 23/11/2011 11:10 e atualizado em 23/11/2011 15:07
Mandioca: Preços favoráveis estimulam colheita e oferta aumenta no mercado. Demanda aquecida com a reposição dos estoques das fecularias deve sustentar o mercado nas próximas semanas.
A oferta de mandioca apresentou leve aumento nesta semana em grande parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Os preços favoráveis da raiz têm estimulado produtores a adiantar o procedimento de colheita e escoar parte de sua produção a fim de fazer caixa para o final do ano.

De acordo com o pesquisador do Cepea, Fábio Isaías Felipe, o teor de amido da raiz também apresentou ligeiro aumento, sendo este também um fundamento importante para a maior oferta.

Ainda assim, os preços seguem estabilizados em R$ 252,89 por tonelada, patamar que, segundo o pesquisador, ainda é suficiente para remunerar a atividade. O mercado deve ficar sustentado no curto prazo, diante do aumento da demanda por parte das fecularias, que seguem repondo seus estoques.

O produto ofertado hoje é de cultivo "fora de época". Já a mandioca de safra deve chegar ao mercado a partir de meados de abril do próximo ano. Neste período os preços podem sofrer pressão negativa mais expressiva.

Por: e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família