DA REDAÇÃO: Clima compromete lavouras de soja em Jataí (GO)

Publicado em 28/11/2011 10:15
Soja: Plantio em Jataí (GO) já foi finalizado, mas falta de chuvas compromete rentabilidade das lavouras. Produtor já negocia sua produção e área deve chegar aos 250 mil hectares. Estradas esburacadas encarecem frete e prejudicam produtor na região.

Plantio de soja na região de Jataí (GO) já foi finalizado, mas o clima não cooperou muito nesta safra. Há 16 dias que não chove na região e a rentabilidade das lavouras já está comprometida. “O clima na região normalmente ajuda, mas se não chover logo cerca de 50% da safra ficará comprometida esse ano”, afirmou o produtor rural Acy Morais de Assis Neto.

Para esta safra, a região deve ter entre 200 e 250 mil hectares com cultivos de verão. A melhora nos preços pagos ao milho fizeram com que muitos produtores ampliassem a área com milho safrinha, além das chuvas precoces que anteciparam o plantio de soja na região. Segundo Neto, a chegada das indústrias de cana no Estado também contribui para que a soja perdesse um pouco de sua área plantada para a cultura.

A comercialização também está avançada com 80% da soja que será colhida na região já negociada no mercado futuro. “Jataí e os municípios em volta são tradicionais produtores de soja no Brasil, portando temos o hábito de negociar e investir em tecnologias”, explica Neto.

No entanto, a maior dificuldade do produtor na região é a falta de infraestrutura das estradas. “O abandono do Estado deixa as estradas esburacadas e encarecem o frete para o produtor”, reclama o produtor. Dependendo da localização, o custo do frete na região pode variar de R$0,70 a R$1,50. “O custo com transporte é embutido nos preços, pois o produtor já trabalha com grande risco devido a dependência do clima”, conclui Neto.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado