DA REDAÇÃO: Maior oferta derruba preços do leite, mas mercado ainda oferece rentabilidade para produtor

Publicado em 28/11/2011 11:04 e atualizado em 28/11/2011 11:38
Leite: Início da safra em importantes regiões produtoras puxa preços para baixo, mas custos de produção também tendem a cair e pagamentos são melhores que em 2010. Demanda aquecida dita tom altista para o setor.
O produtor de leite já observa o segundo mês de queda nos preços recebidos pelo UHT e queijos. Em novembro, a média por litro no Brasil é de R$0,82, quebra de 2,3% em relação a outubro, mas número ainda R$0,10 maior que o observado no mesmo período do ano passado. De acordo com o zootecnista e consultor da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro, a baixa nos preços é reflexa do aumento na oferta com início da safra no centro-oeste e sudeste do País. 

Apesar dos preços mais baixos, mercado segue remunerador para o produtor cobrindo os custos de produção, que também tendem a cair com a chegada das chuvas e a melhora nas condições de pastagens.

A demanda interna deve apresentar redução devido ao início do período de férias escolares e festas de final de ano e a oferta deve permanecer aquecida até fevereiro, nesta temporada o mercado deve seguir em baixa.

Em 2011 o grande volume de leite e produtos lácteos que entrou no mercado só não prejudicou os preços por que a oferta interna foi ajustada e a demanda aumentou. “Os produtos importados entram mais barato no mercado e prejudicam a demanda, refletindo nos preços para o produtor brasileiro”, explica Ribeiro.

Segundo o analista, a demanda pelo produto brasileiro segue crescente e a expectativa é que continue assim em 2012 influenciada pelo aumento na renda dos brasileiros. “O produtor também deve estar mais preparado para este consumo no próximo ano, investindo em pastagens e melhorando sua estrutura”.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado