DA REDAÇÃO: Para analista, mercado da soja pode virar ainda este ano

Publicado em 28/11/2011 12:29 e atualizado em 28/11/2011 16:09
Grãos: Recuperação do mercado financeiro e demanda chinesa mais firme animam o mercado nesta segunda-feira. Preços podem reverter tendência negativa diante da expectativa de diminuição das chuvas no sul do Brasil, Argentina e Paraguai a partir de dezembro.
O analista da Safras & Mercado, Flávio França Jr., acredita que o momento atual não é favorável para venda, pois há uma pressão combinada entre a crise do mercado financeiro e a entrada das safras norte-americana e sul- americana. Isso acarreta um período de baixa, “o mercado caiu demais”, diz.

Nesse contexto, o analista recomenda ao produtor que faça uma reserva do seu produto visando a uma provável alta dos preços da soja, que deve vir até o final de 2011. Essa nova onda positiva acompanharia a recuperação do mercado financeiro e o anúncio de que a China irá recompor seus estoques. França explica que o movimento era esperado, já que esse país, nas últimas semanas, optou por queimar parte dos estoques oficiais com o objetivo de forçar o mercado para baixo, fazendo a soja cair 30% para o produtor.

Tal retirada do mercado foi, inclusive, um dos fatores que derrubaram a soja em Chicago, frente aos US$ 14/bushel que vinha registrando anteriormente. Porém, o cenário muda com a entrada do novo ano comercial, que começou em outubro. Somente a China deve comprar 58 milhões de toneladas de grãos, quatro milhões a mais que o ano passado.

Embora esteja previsto um freio no ritmo de evolução das exportações, ele não chegará a ficar no negativo. Isso reforça, para França, o sentimento de que não há problemas com a demanda mundial, ou seja, o crescimento deve ser mantido.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado