DA REDAÇÃO: Falta de chuvas no sudoeste de Goiás pode trazer prejuízos para as lavouras de soja da região

Publicado em 28/11/2011 13:03 e atualizado em 28/11/2011 16:32
Soja: Falta de chuvas traz prejuízos para o desenvolvimento das lavouras na região de Rio Verde-GO. Deficits hídricos expressivos durante a floração e o enchimento de grãos podem provocar o abortamento das vagens. Produtores seguem esperançosos para o avanço das chuvas no início de dezembro.
A falta de chuvas no sudoeste de Goiás pode trazer prejuízos para as lavouras de soja da região. O plantio teve início no início de outubro em boa parte da área e a maioria das lavouras já segue em fase de floração, uma das decisivas para o sucesso na produtividade.

Segundo o produtor rural da região de Rio Verde-GO, Darieni Ribeiro, ainda não é possível saber se haverá comprometimento da cultura, porém, as chuvas previstas para o início de dezembro serão decisivas para a safra. Caso isso não ocorra, os déficits hídricos expressivos durante a floração e o enchimento de grãos podem provocar o abortamento das vagens.

Para o produtor, a questão climática é a principal preocupação de grande parte dos produtores atualmente. A polêmica e controversa questão do Código Florestal não é prioridade para muitos ruralistas devido a sua complexidade "O Código Florestal estou deixando de lado porque a polêmica é tão grande que ninguém está sabendo de nada, ninguém prova nada, ninguém diz nada. Eu acho que há muito interesse de autoridade. O meu foco está em (fator) climático em primeiro lugar e em segundo a questão do mercado que não há fundamento que dê tranquilidade para a gente", desabafa.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado