DA REDAÇÃO: Congresso tem 10 dias para aprovar Novo Código Florestal antes do vencimento de decreto que prorroga penalidades

Publicado em 01/12/2011 13:02 e atualizado em 01/12/2011 15:29
Código Florestal: Paulo Piau, deputado federal ruralista do PMDB-MG é cotado para relatar Novo Código Florestal na Câmara. Prazos estão cada vez mais apertados, porém deputados estão empenhados para que o projeto seja sancionado antes do vencimento do decreto que suspende multas aos produtores rurais.
Prazo para a aprovação do projeto do Novo Código Florestal, em tramitação atualmente no Congresso Nacional, está cada dia menor. Após ter sido aprovado nas Comissões do Senado e de acatado o pedido de urgência para a votação em plenário, líderes se apressam para que o texto chegue à sanção da presidente Dilma em 10 dias.

A razão da pressa é o vencimento do decreto que prorroga as penalidades contra produtores, como multas e até mesmo prisões, no dia 11 deste mês. Assim, caso o Novo Código não seja aprovado até essa data, todo o agronegócio sofrerá com a ausência de segurança jurídica, “estarão todos vulneráveis, um prejuízo enorme para a produção”, diz Paulo Piau, Deputado Federal (PMDB-MG).

Ainda, de acordo com o deputado, o pior que poderia acontecer com o Novo Código Florestal, seria o mesmo não ser apreciado neste ano. Isso traria uma insegurança para a produção rural nunca vista anteriormente. “Precisamos de paz e teríamos, evidentemente, a guerra no campo”, afirma.

Como o pedido de urgência foi aceito com 58 votos favoráveis e 6 votos contrários, deduz-se que o texto base possa ser aprovado com tranqüilidade no Senado Federal. Posteriormente, votam-se as emendas. Na quinta-feira (08), o projeto precisa ir para a Câmara para ser, até segunda-feira (11), aprovado.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado