DA REDAÇÃO: Mercado para frutas natalinas segue aquecido, com preços estáveis para o produtor

Publicado em 05/12/2011 11:07 e atualizado em 05/12/2011 15:52
Hortifruti: Mercado para frutas natalinas segue aquecido, com bons preços para o produtor. Já legumes e verduras operam em queda diante da fraca demanda.
O mercado de frutas natalinas segue aquecido, com preços atrativos para o produtor. "Todas as frutas de caroço como ameixa, pêssego, nectarina, uva, cereja são bastante procuradas nesta época do ano com excelente volume ofertado e preço estável para o produtor", comenta o economista do Ceagesp, Flávio Godas.

De acordo ele, os preços praticados hoje remuneram a produção porém, a margem de lucratividade para a maioria das culturas não está tão acentuada nesta época do ano. No caso da uva, por exemplo, a realidade é outra. Os preços apresentaram um aumento de cerca de 15% em relação ao ano passado, confirmando uma rentabilidade expressiva para o produtor da cultura.

De um modo geral, o consumo de verduras e legumes sofrem uma retração sazonal nesta época do ano. "Não tivemos problemas climáticos nas principais culturas... os produtos estão com boa oferta e excelente qualidade mas, preços não estão satisfatórios para o produtor", comenta. 

Com a chegada do verão, período  marcado por altas temperaturas e maior concentração das chuvas, o quadro deve se inverter principalmente para os produtos mais sensíveis como tomate, abobrinha, alface, rúcula escarola, brócolis e couve-flor, por exemplo. "Todos esses produtos sentem muitos os efeitos negativos da época. No final de dezembro e principalmente início de janeiro a tendência é que  quantidade ofertada desses produtos diminua bastante e haja elevação dos preços.", conclui.

Por: Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado