DA REDAÇÃO: Deputados se mobilizam contra ações da Funai e criam PEC 215

Publicado em 06/12/2011 14:30 e atualizado em 06/12/2011 17:11
Assustados com ações da FUNAI, que tem indicado desapropriações de terras à revelia do congresso, deputados federais se unem para a elaboração da PEC 215. O projeto exige que tais medidas passem previamente pelo Congresso Nacional.

O deputado Neri Geller (PP), do estado do Mato Grosso, um dos mais atingidos pelas ações da Funai, diz que a frente parlamentar da agropecuária está trabalhando fortemente para que a emenda seja votada ainda na legislatura atual.

A pressa é necessária, pois o município de Apiacás (MT ), por exemplo, que já possui 50% do território formado por reservas indígenas e ambientais, terá mais 25% de suas terras desapropriadas. Serão atingidos, além dos produtores rurais, assentamentos de reforma agrária. E o mais curioso é que, de acordo com o deputado, nenhum índio foi visto no local, “não podemos aceitar isso”, diz.

A situação atinge vários estados do país, como o Rio grande do sul e, sobretudo, o Mato Grosso. Nesse último, a disputa está ligada à Reserva indígena Kayabi que, com a ampliação, impedirá a exploração de uma jazida de calcário.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado