Com chuvas constantes, lavouras de feijão 2ª safra estão brotando no Paraná

Publicado em 06/06/2017 16:16
Carlos Alberto Salvador - Engenheiro Agrônomo do Deral
Perdas de produtividade e qualidade estão consolidadas, mas ainda serão contabilizadas. Em torno de 38% das lavouras que ainda serão colhidas apresentam condições ruins. 61% da área foi colhida até o momento. Perspectiva era de uma colheita próxima de 412 mil toneladas do grão nesta temporada. Cenário deve afetar os preços da saca do grão.

Carlos Alberto Salvador, engenheiro agrônomo do Deral, conta que a segunda safra de feijão no estado do Paraná, nos últimos dez dias de maio e primeiros dias de junho, sofreu muito nessa fase final com a umidade e o grande volume de chuvas.

Como aponta Salvador, 61% da área já foi colhida, mas há 39% da área a ser colhida em fase de maturação. Entretanto, essas chuvas têm dificultado o acesso do agricultor aos campos, podendo causar atraso na colheita, queda no rendimento e queda na qualidade.

Ainda não é possível quantificar essas perdas e, até o final do mês, a expectativa é que o tempo melhore. Mas, com essas chuvas, o produto final já pode ser um pouco prejudicado.

A concentração da produção está em 51% na região Sul do estado e 37% na região Sudoeste. Há 95.000 hectares ainda a serem colhidos.

Até esse instante, o Deral vinha trabalhando com uma expectativa de produção de 412 mil toneladas, 39% a mais do que na última safra. Até o mês de abril, o comportamento estava regular, mas o quadro mudou com a presença de geadas e chuvas.

O Paraná é o principal produtor do Brasil, segurando 25% da produção a nível nacional. Assim, existe a possibilidade de que os preços possam subir, o que pode acabar sendo repassado também para o varejo, tornando-se uma notícia não muito animadora para o consumidor final.

Para saber se o produtor rural terá uma margem positiva, dependerá muito da situação de cada lavoura. Alguns produtores deixam de ganhar porque também deixam de colher.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário